Operação cumpre 10 mandados de internação de menores em 5 estados contra violência em escolas

Publicado em

A Polícia Civil cumpriu mandados de internação provisória de 11 menores de idade, além de buscas e quebras de sigilo, em uma operação contra violência nas escolas. Segundo o delegado-geral, Ulisses Gabriel, uma criança de 11 anos e dez adolescentes entre 13 e 17 anos, foram identificados.

“São crimes de ameaça, incitação e apologia ao crime e associação criminosa. Mas como são adolescentes é ato infracional”, disse.

Além disso, dois adultos foram identificados, segundo o promotor de Justiça e coordenador-geral do Gaeco em Santa Catarina, Marcio Cota.

As ordens de internação são cumpridas nos seguintes locais:

As investigações tiveram início após o ataque na creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, no Vale do Itajaí, em 5 de abril. Quatro crianças morreram e outras cinco ficaram feridas. O assassino foi detido.

Os menores são investigados pela suposta prática de atos infracionais equiparados aos delitos de ameaçaincitação ao crimeapologia ao crime ou criminosoassociação criminosaalém de crimes previstos no Estatuto do Desarmamento.

As ordens judiciais da operação foram deferidas pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Blumenau, segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

A operação foi batizada de Escola Segura e é comandada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em Santa Catarina, a operação é coordenada pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e pelo Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos do MPSC (CyberGaeco).

Segundo o Ministério da Justiça, as investigações identificaram a ligação de grupos neonazistas com alvos da operação desta quarta – em 6 de abril, o titular da pasta, Flávio Dino, determinou a investigação de células que fazem apologia ao nazismo. 

“A Polícia Federal tem uma operação só para investigar grupos neonazistas e que não segue a urgência necessária dos trabalhos da Escola Segura. É prioridade do Ministério. As polícias irão aproveitar o conteúdo dessa operação para aprofundar as investigações”, disse ao g1 Estela Aranha, do Ministério da Justiça.

Apreensões

Segundo fontes da Polícia Civil do Rio de Janeiro, os três adolescentes alvos de mandado de apreensão nesta manhã já foram alvos da polícia fluminense neste ano. O trio – que é investigado por conversas no submundo da internet – é conhecido dos investigadores e estava sendo monitorado há meses.

Em Duque de Caxias e São Gonçalo são cumpridos mandados de busca e apreensão. De acordo com a Polícia Civil, os alvos são pessoas que trocavam mensagem por rede social com o homem que atacou a escola em Blumenau.

Já em Curitiba, um adolescente de 16 anos foi apreendido. No estado, um outro mandado foi expedido para cumprimento contra um adolescente em Guaíra, no Oeste.

Em São José dos Campos, a apreensão de um adolescente aconteceu no bairro Frei Galvão, na Zona Leste. Ele apreendido foi levado à sede da Delegacia de Investigações Criminais (Deic) para o registro do cumprimento de mandado.

Ministro se pronuncia

Nas redes sociais, o ministro da Justiça e Segurança Pública afirmou que a operação dá continuidade a uma série de ações feitas pelo governo federal desde o ataque em BlumenauFlávio Dino também falou sobre a busca por maior eficácia no combate à violência nas escolas.

“Operação Escola Segura cumprindo mandados hoje em 5 Estados. Agradeço às polícias civis que estão atuando em rede com o Ministério da Justiça, para que tenhamos maior eficácia nas ações preventivas e repressivas”, escreveu.

*g1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Na Celac, Lula cita ‘carnificina’ e propõe moção pelo fim do ‘genocídio’ em Gaza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propôs nesta sexta-feira...

Soroterapia vira hit nas redes com promessas milagrosas, mas médicos alertam para falta de evidências e riscos graves à saúde

Você já ouviu falar em soroterapia? A suplementação, administrada...

GP do Bahrein: Verstappen leva primeira pole da F1 2024; veja grid

Treino é treino, classificação é classificação, corrida é corrida....

Homem é preso em flagrante pela PF por abuso sexual infantil, no Pará

Um homem foi preso em flagrante pela Polícia (PF) por...