Com a intensidade de chuvas nas primeiras semanas de 2023 no Amazonas, a temperatura em Apuí, município no Sul do estado, caiu para até 19,6°C. A previsão é que fortes chuvas continuem a atingir o estado nos próximos dias.
As informações constam nos registros das estações meteorológicas automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com o meteorologista Sidney Abreu, do Inmet, Apuí foi a cidade do Amazonas que teve a temperatura mais baixa durante os primeiros 45 dias de 2023. O registrou ocorreu em 13 de janeiro.
Já Manaus registrou 22ºC em seu dia mais frio, 20 de janeiro. Naquele dia, o INMET emitiu um alerta de temporal e ventos de até 100 km/h no Amazonas. Na capital amazonense, o dia foi nublado com alguns pontos de chuva pela cidade.
Com chuvas acima do esperado, Manaus ultrapassou em 5% o volume de chuvas previsto para os 28 dias de fevereiro, segundo dados do Inmet.
O meteorologista Sidney Abreu afirmou que o volume de chuvas não deve diminuir nos próximos dias no Amazonas. A previsão entre este sábado (25) e o dia 4 de março é de chuvas intensas em algumas regiões do estado.
“Os maiores volumes de chuva para os próximos dias no Amazonas ocorrerão no Norte, Centro e Região Sudoeste do estado [veja a lista de cidades] com totais acumulados entre 100 e 150mm. No restante do estado os valores serão em torno de 80mm”, adiantou o meteorologista.
Cidades do Amazonas com maiores volumes de chuvas (25/2 a 4/3)
- Norte do Amazonas: Barcelos; Novo Airão; Santa Isabel do Rio Negro; São Gabriel da Cachoeira; Japurá e Maraã.
- Centro do Amazonas: Alvarães; Tefé; Uarini; Coari; Anamã; Anori; Beruri; Caapiranga; Coari; Codajá; Manaus; Autazes; Careiro; Careiro da Várzea; Iranduba; Manacapuru; Manaquiri; Rio Preto da Eva; Presidente Figueiredo; Rio Preto da Eva; Itacoatiara; Itapiranga; Nova Olinda do Norte; Silves; Urucurituba; Parintins; Barreirinha; Boa Vista do Ramos; Maués; Nhamundá; Parintins; São Sebastião do Uatumã e Urucará.
- Sudoeste do Amazonas: Amaturá; Atalaia do Norte; Benjamin Constant; Fonte Boa; Jutaí; Santo Antônio do Içá; São Paulo de Olivença; Tabatinga; Tonantins; Juruá; Carauari; Eirunepé; Envira; Guajará; Ipixuna e Itamarati.
*g1 Amazonas