Possível saída de Barroso movimenta bastidores por vaga no STF

Publicado em

A notícia de uma possível saída de Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF) após o término do mandato como presidente da Corte, em setembro, tem movimentado os bastidores palacianos, com a perspectiva de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguir uma terceira indicação, neste mandato, entre os 11 ministros.

Os nomes cotados para ocupar a cadeira de Barroso remontam à época da saída da ministra aposentada Rosa Weber, em 2023, quando o então ministro da Justiça, Flávio Dino; o advogado-geral da União, Jorge Messias; e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas eram os mais cotados para o cargo.

Dino foi o indicado, mas Messias e Dantas seguem como nomes ventilados nos corredores do Planalto, ao lado de outros personagens da República. Entre eles, o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, que tem forte atuação na regularidade de benefícios sociais, carro-chefe do governo Lula.

Vital do Rêgo foi o relator da prestação de contas do governo Lula relativas ao exercício de 2023. As contas foram aprovadas com ressalvas.

Barroso, hoje com 67 anos, só deixará o STF em setembro se assim desejar, uma vez que a aposentadoria compulsória de um ministro da Corte é aos 75 anos.

Barroso não bateu o martelo sobre a saída do Supremo, mas pessoas próximas ao ministro relatam a insatisfação dele com a atual animosidade entre Brasil e Estados Unidos.

A família de Barroso foi afetada com recente ofensiva do governo de Donald Trump contra Alexandre de Moraes. A suspensão dos vistos de Moraes, aliados e familiares acaba por atingir Barroso “indiretamente”.

O certo é que o ministro deixa a presidência no fim de setembro e o ministro Edson Fachin, após eleição simbólica, assumirá a Corte. Alexandre de Moraes será o vice-presidente do STF.

Fonte: Metrópoles/Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakifoto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Estado de São Paulo bate recorde histórico de feminicídios em 2025

O estado de São Paulo bateu recorde no registro de feminicídios...

‘Estou arrependido’, diz síndico que matou corretora mineira em GO

O síndico suspeito de matar a corretora mineira Daiane...

Master: BC não identificou Pix, TED nem boletos da Tirreno referentes a operações de crédito

O Banco Central não identificou movimentação financeira da Tirreno...

Moraes nega pedido de suspeição de Toffoli em caso Eike Batista

O ministro Alexandre de Moraes, presidente em exercício do...