Projeto apoiado pelo Governo do AM desenvolve pluviômetros para monitorar as chuvas em Santo Antônio do Içá

Publicado em

Em Santo Antônio do Içá (distante 880 quilômetros de Manaus), o conteúdo de geografia ensinado para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental foi além da sala de aula. Os alunos construíram três pluviômetros – equipamento utilizado para medir a quantidade de chuva em determinado local – e monitoraram diariamente o tempo e as condições atmosféricas na cidade durante quatro meses. 

A ação foi apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).  

O projeto, realizado com estudantes da Escola Estadual Deuzalina Pinto Ribeiro, foi coordenado pelo professor de geografia Pedro Pontes. Segundo ele, os pluviômetros foram instalados nas casas de três alunos em diferentes locais do município, entre os meses de julho a novembro de 2022. 

Considerando o período analisado, as informações coletadas pelos equipamentos indicaram o mês de agosto como o mais seco e com menor ocorrência de chuvas, no município.  

Os resultados disponibilizados pelos pluviômetros desenvolvidos no projeto correspondem com os dados oficiais da Agência Nacional das Águas (ANA) para a cidade, seguindo o comparativo elaborado pelo professor Pedro Pontes. 

“Destacamos que os pluviômetros artesanais são uma importante ferramenta no monitoramento das precipitações, apesar de necessitarem da verificação diária de um observador para o registro dos dados. No entanto, consideramos que sua principal função seja a de possibilitar a educação ambiental, através da correlação das medidas registradas pelos alunos, com os acontecimentos do dia a dia da cidade”, destacou Pedro Pontes.

Aplicação


Os dados coletados pelos equipamentos também indicaram a baixa precipitação de chuvas durante todo o período de monitoramento, o que é comum nessa época do ano na Amazônia, provocando, inclusive, a redução significativa no nível do rio Solimões, ressaltou o professor.  

Com a aplicação do projeto, os alunos puderam analisar, compreender e atestar, na prática, os fenômenos meteorológicos que eles mesmos vivenciam no município, como a ausência de chuvas em determinada época do ano e a vazante dos rios, por exemplo.  

Ciência básica


Confeccionado com o uso de garrafas PET recicladas, os pluviômetros foram desenvolvidos no âmbito do projeto “Que toró foi esse?: identificando os níveis de precipitação com o uso do pluviômetro caseiro em Santo Antônio do Içá, Amazonas”, fomentado pela Fapeam via o edital Nº 004/2022 do PCE. 

O coordenador celebrou o investimento da Fundação no que ele chamou de “alfabetização” científica dos alunos nos níveis básicos de ensino.  

PCE

O Programa Ciência na Escola é uma ação da Fapeam direcionada à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc-AM) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed Manaus). 

O PCE apoia a participação de professores e estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, da 1ª à 3ª série do ensino médio e suas modalidades: educação de jovens e adultos, educação escolar indígena, atendimento educacional específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e municipais de Manaus.  

Em 2023, o programa bateu recorde de inscrições com um total de 2.213 projetos submetidos por professores da educação básica da capital e de mais 43 municípios do Amazonas. Um crescimento de 22% em relação ao ano de 2022, que apresentou 1.811 propostas.

*Com informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Rihanna, Zuckerberg: Pré-casamento de herdeiro do homem mais rico da Ásia reúne ícones pop, titãs tech e mais

Chefes globais da tecnologia, titãs da indústria, estrelas de...

Na Celac, Lula cita ‘carnificina’ e propõe moção pelo fim do ‘genocídio’ em Gaza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) propôs nesta sexta-feira...

Soroterapia vira hit nas redes com promessas milagrosas, mas médicos alertam para falta de evidências e riscos graves à saúde

Você já ouviu falar em soroterapia? A suplementação, administrada...

GP do Bahrein: Verstappen leva primeira pole da F1 2024; veja grid

Treino é treino, classificação é classificação, corrida é corrida....