A abertura da consulta pública pelo governo federal sobre a proposta de tornar facultativo o curso em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), trouxe apreensão entre especialistas da área. A medida, interpretada por muitos como uma ameaça direta ao papel das autoescolas, levanta questionamentos sobre os rumos da formação de condutores no Brasil. A proposta permite que os futuros condutores façam o aprendizado teórico e prático por conta própria, realizando apenas as provas obrigatórias nos departamentos de trânsito (Detrans).
A medida tem gerado grande debate e coloca em risco instituições ligadas à segurança viária. Para o professor e especialista em trânsito, Mário Ricardo Carvalho, a mudança pode trazer sérias consequências à segurança nas ruas e estradas brasileiras.
“A formação de condutores exige muito mais do que saber manobrar um veículo. Envolve compreender leis, conviver com outros motoristas e pedestres, além de agir corretamente em situações de risco. Sem o acompanhamento técnico das autoescolas, corremos o risco de colocar nas ruas motoristas sem preparo adequado, o que pode aumentar o número de sinistros de trânsito”, alerta Mário Ricardo.
De acordo com o especialista, embora o objetivo do projeto seja reduzir custos e facilitar o acesso à CNH, a proposta ignora o aspecto educacional e de conscientização que a formação nas autoescolas oferece.
“O Brasil já enfrenta altos índices de acidentes de trânsito, e a falta de conhecimento técnico pode agravar esse cenário. É preciso pensar em formas de baratear o processo sem comprometer a segurança de todos”, acrescenta.
A expectativa é que o presidente Lula analise o texto ainda neste mês. Caso sancione, caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definir as novas regras e prazos de adaptação.
Quem é Mário Ricardo Carvalho*
Mário Ricardo Carvalho é palestrante, professor, educador e especialista em trânsito na área de Mobilidade Urbana com expertise em Legislação de Trânsito. É autor da palestra: “O Preço da Imprudência”, com foco na educação e conscientização para um trânsito mais seguro.
Foi Professor da Universidade Nilton Lins e trabalhou como Educador de Trânsito e diretor-geral de alguns Centro de Formação de Condutores no estado do Amazonas. Atualmente, é professor da Escola Pública de Trânsito/DETRAN-AM.
O especialista em trânsito está disponível para entrevistas e maiores esclarecimentos sobre o tema.
Moura Comunicação e Marketing
(92) 9 9484-9392
