STF valida lei que obriga divulgação de nomes de médicos e plantões

Publicado em

O ministro Nunes Marques, do STF (Supremo Tribunal Federal), validou uma lei do Município de São José do Rio Preto (SP) que determina a divulgação, em unidades públicas de saúde, de uma lista com nomes, especialidade e horários de atendimento de todos os seus profissionais de área e suas especialidades.

A decisão foi dada no Recurso Extraordinário (RE) 1481861, movido pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) contra decisão do Tribunal de Justiça do estado (TJ-SP), que havia invalidado a Lei municipal 14.595/2022, por ser de iniciativa parlamentar, e não do Executivo. Segundo o MP-SP, a divulgação das informações é uma medida de transparência e, por si só, não altera nem cria atribuições ao Poder Executivo.

Para o ministro, a lei instituiu uma política pública que não viola a competência do prefeito para estabelecer regras sobre o funcionamento da administração pública.

Nunes citou a tese fixada pelo STF no Tema 917 de repercussão geral de que não viola a competência privativa do chefe do Poder Executivo a lei que, embora crie despesa para o poder público, não trata da sua estrutura ou da atribuição de seus órgãos nem do regime jurídico de servidores públicos.

Fonte: Amazonas Atual/Foto: Marcelo Camargo/ABr

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

STF recebe ameaças antes de julgamento de denúncia contra Bolsonaro

O Supremo Tribunal Federal (STF) e a Secretaria de Segurança Pública...

Tempestade vira aviões e causa estragos em Lisboa

A tempestade Martinho causou estragos em Lisboa na madrugada desta quinta-feira....

Conselho permite que farmacêuticos prescrevam medicamentos; entidades médicas apontam ilegalidade

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicou uma resolução que autoriza farmacêuticos...