TCE-AM suspende concurso público da prefeitura de Autazes

Publicado em

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) divulgou no nesta quinta-feira (14) uma representação contra a prefeitura do município de Autazes, hoje sob gestão de Adreson Cavalcante, após supostas irregularidades serem identificadas em editais para concurso público. A denúncia é movida pelo Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas (MPC-AM).

De acordo com os documentos oficiais publicados pela Corte de Contas, a decisão da nova suspensão ocorreu após o MPC já ter solicitado um posicionamento da prefeitura em torno das denúncias realizadas. As notificações foram emitidas pela procuradora Elizângela Marinho e davam o prazo de cinco dias para a prefeitura de Autazes se manifestar acerca das irregularidades nos editais do concurso público.

O Tribunal de Contas já havia suspendido os editais do concurso, que oferece 1.898 vagas para diferentes níveis de escolaridade na prefeitura da cidade no dia 29 de outubro. Ainda a prefeitura realizou a condução e no último dia 3 de novembro uma das provas chegou a ser aplicada. Outras duas datas com avaliações estão previstas para o próximo dia 15 e 17 deste mês.

A nova decisão concedida pela Conselheira-Presidente da Corte de Contas, Yara Lins, estabelece a imediata suspensão dos editais do concurso público no estado em que se encontra.  “A fim de evitar, sob qualquer hipótese, a prática de atos irregulares junto à Administração Pública, com fundamento no art. 1º, inciso II, da Resolução n. 03/2012 – TCE/AM, até ulterior manifestação desta Corte de Contas após a análise ampla dos apontamentos indicados na inicial desta Representação evidenciando os fatos trazidos no bojo destes autos”, cita decisão.

Entre as irregularidades apontadas pelo Ministério Público de Contas está a de que o concurso foi lançado em pleno período eleitoral e estaria sendo utilizado pela máquina pública para possivelmente promover o candidato apoiado pelo atual prefeito, Andreson Cavalcante, nas eleições para prefeito da cidade.

“Indícios de burla e direcionamento do processo de escolha da empresa organizadora do concurso público para 1.898 cargos públicos (CESPEC. Pregão Eletrônico nº 01/2024- Manaus, 29 de outubro de 2024 Edição nº 3427 Pag.24 CGL) e desvio de finalidade ao vincular a continuidade das ações ora implementadas pela Prefeitura Municipal à eleição do candidato apoiado pelo atual prefeito, no que se inclui nomeação dos aprovados”, cita peça.

Nas eleições 2024, o candidato apoiado por Andreson Cavalcante foi Wanderlan Sampaio, do União Brasil. O candidato obteve 11.803 votos, mas perdeu para Thomé Neto (PP), que obteve 14.014 votos.

Confira documentos REPRESENTAÇÃO – AUTAZES

A reportagem buscou a prefeitura de Autazes para um posicionamento em torno da suspensão do concurso público. Até o fechamento da matéria não obtivemos retorno sobre o assunto. O espaço permanece aberto para qualquer posicionamento.

Foto:divulgação/ AM Post

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Polícia Militar abre 250 vagas para colégios militares no Amazonas

A Polícia Militar do Amazonas lançou edital nesta sexta-feira...

Sindicato marca reunião com Nubank no dia 19 para discutir demissões

O Sindicato dos dos Bancários e Financiários de São Paulo,...

Aberta as inscrições para concursos públicos da Semmas e CGM em Manaus; saiba como fazer

Foram abertas, nesta sexta-feira (14), as inscrições para os...

Colesterol tem papel decisivo na saúde do cérebro, apontam estudos

Você certamente já ouviu falar que existe o colesterol considerado...