Veja dicas para ter mais foco no trabalho e afastar o estresse

Publicado em

O grande volume de informações acaba deixando as pessoas distraídas e preocupadas, o que afeta suas habilidades de pensar, planejar e manter o foco, ter o humor estável e cultivar a empatia.

A partir dessa percepção, pesquisadores do MIT Center for WorkLife and WellBeing (Centro para Vida Profissional e Bem-Estar, em português) do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos, que é ligado ao departamento de RH (Recursos Humanos) da instituição, decidiram investigar as estratégias mais usadas para quem precisa ter mais foco no trabalho.

Eles perguntaram a funcionários do MIT o que eles fazem quando se sentem estressados no ambiente profissional, como conseguem retomar a concentração quando se distraem, e como agem para administrar seu humor e seus relacionamentos. Veja os itens mais citados:

1. Dar um passeio – ele pode ser curto, rápido, dentro de casa mesmo, mas o melhor é conseguir sair, mudar de ares;

2. Respirar fundo algumas vezes – inspirar longamente e expirar ainda mais profundamente, deixando os ombros e músculos da face relaxarem enquanto respirar;

3. Não ler notícias durante o horário de trabalho e desligar os alertas do telefone celular, que são gatilhos para o estresse e para crises de ansiedade;

4. Decorar a mesa do escritório com imagens, citações ou poemas que façam você se sentir bem;

5. Rir. Para isso, é preciso encontrar uma piada engraçada ou uma pessoa com quem rir;

6. Massagear as têmporas e a nuca, sempre lembrando que a cabeça não vai cair se alguns desses músculos ficarem mais relaxados;

7. Lembrar-se de que você só pode controlar aquilo que é possível controlar;

8. Conectar-se com outras pessoas com compaixão, fazendo contato visual e sorrindo para todos por quem passar;

9. Fazer uma ‘ação aleatória de bondade’, conceito que vem do inglês RAK (Random act of kindness) – trata-se de um ato não premeditado, planejado para oferecer algum benefício ao mundo exterior; 

10. Escolher ser otimista é a melhor opção, como disse o Dalai Lama;

11. Criar ‘períodos livres de preocupações’ durante o dia de trabalho – a preocupação geralmente é improdutiva e, em vez de ajudar a resolver os problemas, provoca ansiedade.

Segundo os especialistas do MIT, atitudes como essas são ‘contagiosas’ e contribuem para a melhoria do ‘clima’ de toda a comunidade que frequenta o ambiente de trabalho. Eles lembram que a ideia de comunidade não está ligada a consenso, mas a tolerância e aceitação de pontos de vista divergentes. Ouvir mais, ser curioso e se interessar verdadeiramente pelos outros vale a pena, aconselham.

Outra dica é reservar na agenda um momento, pode ser apenas um minuto, para relaxar e se manter consciente, estar presente e atento. Quem tiver dificuldade, pode contar com alguma das opções de aplicativos, podcasts e canais de meditação disponíveis na internet.

*R7/FOTO:FREEPIK / CREATIVEART

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Taxa de fecundidade no Brasil cai para 1,55 filho por mulher, menor nível da história, diz IBGE

As mulheres brasileiras têm em média 1,55 filho ao...

Quem era a influenciadora que morreu aos 30 anos após pesar 22,5 kg

A influenciadora turca Nihal Candan, que ficou conhecida por participar do...

Empresa é multada pelo Ipaam em mais de R$ 100 mil por danos ambientais em São Gabriel da Cachoeira

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) aplicou,...

Presidentes dos Creas da Região Norte acompanham de perto a atuação da engenharia no Festival de Parintins

Nesta quinta-feira (26), os presidentes dos Conselhos Regionais de...