Já ouviu falar em Síndrome do Pescoço de Texto? Entenda como afeta seu dia a dia 

Publicado em

O termo Text Neck Syndrome (ou Síndrome do Pescoço de Texto) é utilizado para descrever as alterações na região cervical devido ao uso de smartphone. Eu e você podemos ser vítimas desse mau hábito, sem ao menos conhecê-lo. Por isso, preparamos esta matéria para explicar como esta síndrome vem afetando nossa geração, que está cada vez mais conectada ao mundo virtual. 

Recentes estudos identificaram que o esforço repetitivo no pescoço pode variar de 17% a 68% entre os usuários de smartphones. Isso porque a maioria das pessoas se curva para frente enquanto lê e digita ou fica com a cabeça flexionada para baixo e na direção do queixo ao mexer em dispositivos móveis. Além disso, digitar mensagens ou textos no celular, principalmente, na posição sentada, é a condição que causa maior flexão e sobrecarga na região do pescoço.

Esse hábito pode causar lesões sérias na coluna e pescoço, tais como:

  • Deformidade óssea;
  • Inflamação no ligamento;
  • Estiramento muscular;
  • Compressão da hérnia de disco
  • Entre outros problemas.

O fisioterapeuta especializado em ortopedia, traumatologia e terapia manual, Flávio Takatani, 34 anos, explicou como esse habito está afetando cada vez mais a qualidade de vida. 

“Atualmente, deparar-se com uma pessoa, qualquer que seja sua idade, usando o celular, é uma situação muito comum. Durante o uso, pode-se observar que geralmente o aparelho é utilizado na altura da cintura, levando a pessoa a curvar a cabeça para baixo, de modo que haja um desalinhamento constante do eixo de sustentação da cabeça e uma sobrecarga na coluna cervical. Desencadeando desde problemas leves como tendinites e estiramentos, a graves como hérnia de disco da coluna cervical”, alertou o fisioterapeuta, Takatani. 

A dor na região do pescoço, além de ter aumentado em prevalência na última década, também tem atingido cada vez mais indivíduos jovens. Segundo o fisioterapeuta Flávio Takatani, os primeiros sintomas são as dores e os formigamentos da região cervical, nos ombros e costas. No entanto, costumam ser ignorados, já que aparecem, principalmente, após o uso do celular, e amenizam logo em seguida.

“Para evitar a síndrome do pescoço de texto, é recomendado reduzir o uso excessivo de celulares, porém, ao utilizá-lo, o paciente deve manter a postura ereta, levando o aparelho à altura dos olhos. Se o pescoço se mantém inclinado para baixo, a carga em cima do pescoço passa de 5 para 27 quilos, sobrecarregando toda a região. E reeducar ergonomicamente as posturas para utilização desses aparelhos eletrônicos”, enfatizou o fisioterapeuta. 

A fisioterapia é a protagonista no tratamento da síndrome do pescoço de texto, com técnicas eficazes como a reeducação postural global (RPG), pilates, eletroterapia e terapia manual. A duração do tratamento pode variar, dependendo da gravidade, em casos leves, 2 semanas e em casos mais graves até 3 meses.

Flávio Takatani reforça a procura de um profissional para o tratamento de síndromes como está, e recomenda alguns exercícios para alívio das dores e tensão muscular.

Os exercícios de relaxamento do músculo trapézio, uma das áreas mais afetadas pela sobrecarga do peso, exercícios corretivos e alongamentos. Ultrassom terapêutico e TENS também são usados para analgesia”, finalizou o fisioterapeuta, Flávio Takatani.

BRASIL

No Brasil cerca de 80% da população tem acesso ao celular e passa, em média, mais de cinco horas por dia diante das telas, desta forma, a conta para a saúde pode chegar bem rapidamente se continuarmos nesse ritmo.

Apesar de sermos um povo muito conectado, não podemos abdicar da nossa qualidade de vida e bem-estar. A síndrome do text neck é um problema presente na vida de muitos brasileiros, mas desconhecido por muitos. Tentar evitar a síndrome ou buscar um tratamento precoce é a melhor solução para não sofrer no futuro. 

Essa matéria é para esclarecer dúvidas e servir de alerta para tantas outras pessoas que fazem o mau uso da postura enquanto utilizam o celular, então compartilhe com todos que precisam conhecer mais sobre a síndrome do pescoço de texto. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Como é feita a uva passa, ingrediente polêmico da ceia de Natal

Uva-passa, ingrediente de muitas receitas natalinas, percorre uma longa...

Caso Pelicot marca nova era na Justiça francesa e desafia país a mudar legislação

Durante três meses e 18 dias, Gisèle Pelicot saiu...

Número de mortos em acidente na BR-116 (MG) sobe para 41

O número de vítimas fatais do acidente ocorrido na...

PGR opina a favor de manutenção da prisão do general Braga Netto

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra um...