De casa para os palcos: paixão pelo teatro une mãe e filha em oficina na FUnATI

Publicado em

Quando a professora Lilian Machado entra na sala de aula com sua mãe, Arilza Dinelli, os papéis se invertem. A cena se repete há 20 anos, só que, desta vez, no Grupo de Teatro Renascer Izael Tavares, da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI). Durante as aulas, a filha é a tutora e a mãe é quem aprende.

“Aqui a gente se trata de igual para igual, se tiver de dar bronca, a gente dá, porque ela tem que estar bem em cena, e para isso, eu preciso direcioná-la. Já em casa quem manda é ela, quem fala mais alto é ela, lá eu sou a filha”, brinca a professora Lilian.

De acordo com a professora, a paixão pelas artes iniciou ainda na infância, influenciada pela mãe, que procurava aproximar os filhos da dança, música e teatro. Em 2003, Arilza se tornou aluna da própria filha numa oficina de teatro na Universidade Federal do Amazonas (Ufam). De lá pra cá, ambas já se encontraram em outros palcos, até chegarem ao grupo teatral da FUnATI.

Hoje, aos 77 anos de idade, Arilza continua se orgulhando em aprender o ofício que sua filha ensina a ela e aos outros alunos do grupo de teatro da fundação que se tornou a extensão da sua casa.

“Sempre prestigiei ela, e pensei que um dia iria entrar nos grupos. E eu ficava pensando: será que ela vai ser minha professora um dia? Hoje me sinto muito feliz em ser aluna dela, aqui é minha segunda casa”, afirma Arilza.

Teatro na FUnATI

O grupo de Teatro Renascer desenvolve espetáculos com temas voltados para a importância de um envelhecimento saudável, com qualidade de vida e respeito. O grupo é composto, em média, por 30 artistas, sendo a maioria, pessoas com mais de 60 anos de idade. Já realizaram apresentações em outros estados e municípios do Amazonas, além de palcos como o Teatro Amazonas, Manauara Shopping e outros.

FOTOS: Edimilson Pereira | FUnATI 

*Com informações da Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Passagem de meteoro clareia céu e “noite vira dia” no Nordeste; veja vídeo

O céu nordestino foi iluminado por um meteoro, no...

Deputado federal denuncia uso de “emendas Pix” para compra de apoio parlamentar

Durante uma entrevista recente, o deputado federal Coronel Meira...

Herdeiro bilionário indiano se casa em cerimônia luxuosa e repleta de estrelas

Após sete meses de extravagantes celebrações pré-casamento, Anant Ambani, filho...

Ministra francesa toma banho no rio Sena a duas semanas dos Jogos

A ministra francesa do Esporte, Amélie Oudéa-Castéra, tomou banho no...
%d blogueiros gostam disto: