Fifa não garante isenção, e times do Mundial de Clubes poderão pagar altos impostos nos EUA

Publicado em

Apesar das grandes premiações que serão entregues no Mundial de Clubes, a Fifa tem negociações complexas com autoridades dos EUA para evitar que as equipes enfrentem altos impostos.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a entidade ainda não consegue garantir isenção aos times estrangeiros, que podem ter que pagar taxas que variam entre os estados locais.

A situação é diferente da Copa do Mundo de seleções, que também será realizada nos Estados Unidos (além do México e do Canadá) em 2026. Para este torneio, agendado com maior antecedência, a Fifa já consegue garantir isenção total às federações envolvidas.

Cada clube brasileiro irá receber 15,21 milhões de dólares (cerca de R$ 86 milhões) por participação. Só na fase de grupos, serão pagos também 2 milhões de dólares por vitória e 1 milhão de dólares por empate. Nas fases seguintes esses valores são multiplicados.

As diferentes alíquotas entre os estados do país norte-americano ainda geram uma ameaça ainda maior a clubes que vão atuar em locais com as maiores taxas. Por exemplo, na Flórida não há imposto de renda estadual.

Sendo assim, os times que jogarem nas cidades de Miami e Orlando estarão isentos deste tipo de cobrança fiscal. Outros locais já variam, como as taxas de 3% na Pensilvânia, 5,5% em Atlanta e 7% na Califórnia.

Além disso, alguns estados americanos não reconhecem os “tratados de dupla tributação” do governo local com outros países, que impedem que pessoas físicas e jurídicas sejam tributadas duas vezes sobre seus rendimentos por regimes diferentes.

A Fifa negocia a isenção destes impostos com autoridades locais e, de acordo com o The Guardian, está otimista de conseguir a resolução.

O presidente Gianni Infantino se encontrou com Donald Trump duas vezes em março e levou o novo troféu do Mundial de Clubes ao Salão Oval, na Casa Branca. Na semana passada o presidente da FIFA visitou o FBI.

Fonte: Globo Esporte/Foto: Getty Images

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Taxa de fecundidade no Brasil cai para 1,55 filho por mulher, menor nível da história, diz IBGE

As mulheres brasileiras têm em média 1,55 filho ao...

Quem era a influenciadora que morreu aos 30 anos após pesar 22,5 kg

A influenciadora turca Nihal Candan, que ficou conhecida por participar do...

Empresa é multada pelo Ipaam em mais de R$ 100 mil por danos ambientais em São Gabriel da Cachoeira

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) aplicou,...

Presidentes dos Creas da Região Norte acompanham de perto a atuação da engenharia no Festival de Parintins

Nesta quinta-feira (26), os presidentes dos Conselhos Regionais de...