Ipaam autoriza projeto de ampliação de estrutura no Distrito Industrial vinculada ao Gasoduto Coari-Manaus

Publicado em

Objetivo é ampliar a distribuição de gás natural para a Cigás e atender à Usina Termelétrica Manaus I, em fase de instalação

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) concedeu as licenças ambientais necessárias para a ampliação do Ponto de Saída (PS) Buriti, infraestrutura vinculada ao Gasoduto Coari-Manaus, responsável pelo fornecimento de gás natural (GN) na região. Após a conclusão dos trâmites legais, no dia 28 de fevereiro, a medida segue agora para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE-AM).

A obra será realizada em uma área de 0,82 hectares, localizada na rua Rio Quixito, no Distrito Industrial de Manaus. A intervenção inclui a contenção de tabule e a expansão das tubulações e dispositivos do gasoduto. O objetivo principal é aumentar a capacidade de distribuição de GN para a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) e atender à Usina Termelétrica Manaus I, que está em fase de instalação.

A ampliação será realizada em uma área previamente alterada, o que contribui para a minimização dos impactos ambientais. Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, todas as exigências ambientais foram rigorosamente cumpridas, incluindo a realização de análise técnica e vistoria no local. “O Ipaam cumpre seu papel de fiscalização ambiental, assegurando que a obra seja executada de maneira sustentável”, afirmou.

Picanço também destacou a importância do projeto para o estado. “A ampliação do PS Buriti tem como objetivo fortalecer a rede de gás natural do Amazonas, garantindo o fornecimento para a Usina Termelétrica Manaus I e ampliando as operações da Cigás”, completou o gestor, ressaltando o impacto positivo que a obra trará para a segurança energética da região.

Projeto e procedimentos

O PS Buriti é uma extensão do Gasoduto Coari-Manaus, sob a responsabilidade da Transportadora Associada de Gás (TAG). A ampliação do PS Buriti permitirá o fornecimento de até 820.500 metros cúbicos por dia (m³/dia) de GN para a Usina Termelétrica Manaus 1 e até 2.200.000 m³/ dia para a Cigás, ampliando a capacidade de fornecimento e assegurando suporte em situações de emergência.

O projeto foi submetido ao Ipaam em fevereiro de 2024, passando por uma série de tratativas entre a TAG e a Gerência de Recursos Minerais (GERM) do Instituto. Os estudos ambientais, elaborados conforme o Termo de Referência, foram cuidadosamente analisados e serviram como base para o processo de licenciamento.

De acordo com informações obtidas na GERM, como etapa final, foi realizada uma vistoria técnica com a equipe da TAG, responsável pela obra, na qual foram avaliadas as condições da área e confirmada a viabilidade da ampliação, atendendo às normas ambientais estabelecidas.

“Durante a vistoria, avaliamos as condições da área e confirmamos que a ampliação poderia ser feita de forma adequada, garantindo o cumprimento das normas ambientais e reforçando nosso compromisso com a responsabilidade ambiental”, destaca a engenheira química da GERM do Ipaam, Mayara Barbosa.

Ainda segundo a gerência, originalmente, o projeto previa a construção em um novo terreno. Contudo, para minimizar os impactos ambientais e evitar a degradação de novas áreas, optou-se por realizar a ampliação na mesma localização da estrutura existente, com uma pequena expansão na borda do terreno. A área já apresenta um alto grau de antropização (modificação do ambiente natural pelo ser humano), com histórico de terraplanagem e supressão vegetal, sendo necessária apenas a remoção pontual de algumas plantas que cresceram novamente no local.

Como órgão responsável pelo licenciamento e fiscalização ambiental, o Ipaam assegura que todas as etapas do processo sejam conduzidas em conformidade com as exigências ambientais, garantindo a adoção de práticas sustentáveis e a mitigação de impactos. A iniciativa reforça o compromisso do Ipaam com a segurança energética, ao mesmo tempo em que promove a preservação ambiental, buscando sempre o equilíbrio entre o desenvolvimento e a conservação dos recursos naturais.

FOTOS: Ipaam/Divulgação

SONORA: Mayara Barbosa, engenheira química da Gerência de Recursos Minerais (GERM) do Ipaam

Contatos para a imprensa: Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam): Rafael Seixas (98156-8906) e Paulo Lemos (98477-2327)/E-mail: imprensaipaam@gmail.com.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

Popular

Relacionandos
Artigos

Governo Trump cita Brasil como bom exemplo de sistema eleitoral seguro

O governo de Donald Trump, nos Estados Unidos, elogiou, nesta...

Depardieu reafirma inocência em julgamento em Paris por agressão sexual

A lenda do cinema francês Gérard Depardieu mais uma...

Cinco rios do AM registram nível acima de 2024 e fazem cidades decretarem emergência pela cheia

O nível de cinco dos seis principais rios do Amazonas...