Lula alfineta Bolsonaro e reafirma “otimismo” com economia

Publicado em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, em discurso no evento sobre os primeiros 100 dias de governo, que o país está vivendo uma nova fase em sua história e que há motivos para otimismo com a economia. Sem citar o nome do antecessor, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula fez críticas à gestão anterior e aos ataques de militantes bolsonaristas às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro deste ano, uma semana após sua posse.

“Acho que é importante lembrar que da outra vez eu recebi o governo de um presidente democrata, um companheiro que tinha uma história de luta nesse país pea democracia, pelos direitos humanos”, disse Lula, também sem citar o tucano Fernando Henrique Cardoso. “De 2018 a 2022, sabemos as ofensas que a democracia sofreu”, afirmou o presidente. “De uma tentativa de golpe feita com a maior desfaçatez, por fascistas”, continuou ele.

Sobre a economia, Lula disse que tem motivos para ser otimista e cobrou empenho de seus ministros, dizendo que o governo precisa criar um clima positivo. O presidente também voltou a reclamar da taxa de juros mantida pelo Banco Central e elogiou a equipe econômica pela elaboração do novo arcabouço fiscal.

“Haddad, eu sei que de vez em quando vocês ouvem algumas críticas”, disse, dirigindo-se a seu ministro da Economia, “mas eu tenho porque elogiar você e sua equipe”, completou o presidente, dizendo ainda que acredita na aprovação do texto no Congresso Nacional, momento em que olhou para seus líderes no Congresso, como os senadores Randolfe Rodrigues e Jaques Wagner, que estão no evento.

Os 100 dias

O governo Lula completa seus primeiros 100 dias nesta segunda. Para marcar a data, o presidente convocou uma reunião com todos os seus ministros para a realização de um balanço do que foi feito até aqui e apresentação de planos para os próximos meses.

Até agora, o governo do petista focou principalmente em reconstruir políticas públicas da área social, relançando programas como Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família e Mais Médicos. Sob críticas por um governo com cara de passado, porém, Lula quer apresentar novidades a partir de agora. O foco do esforço, após os brasileiros mais carentes, deverá ser a classe média.

Na terça-feira (11/4), Lula e uma comitiva de ministros e parlamentares embarcam para uma viagem oficial para a China, que estava inicialmente marcada para o mês passado, mas foi adiada porque o presidente foi diagnosticado com uma pneumonia.

*Metrópoles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Assine Grátis!

spot_imgspot_img

Popular

Relacionandos
Artigos

Inscrições para concurso do Ministério da Pesca começam nesta segunda-feira

As inscrições para o concurso público do Ministério da Pesca e Aquicultura começam...

Veja como influenciadores atraem vítimas com promessas de dinheiro fácil no ‘Jogo do Tigrinho’

Um visual colorido e traços infantis. Essas são algumas...
%d blogueiros gostam disto: