Dois mergulhadores tiveram um encontro cara a cara com uma lula-gigante (Architeuthis spp.) rara no dia 6 de janeiro. A dupla nadou ao lado do animal e registrou imagens únicas, na costa do Japão.
Yosuke Tanaka e a esposa Mikki foram avisados por um barqueiro conhecido deles sobre a presença do animal raro, como conta ele em seu blog, Takeno Diving. A oportunidade de ver a lula não foi deixada de lado pelo casal, que conseguiu viver a experiência inesquecível.
Os dois, que são instrutores de mergulho na cidade de Toyooka, falaram ao site Newsweek sobre o encontro com o animal, de quase 3 metros de comprimento: “É muito raro vê-los vivos. Fiquei apavorado, porque tinha braços muito grossos — se eu fosse pego, não conseguiria escapar”.
Kubodera Tsunemi, pesquisador do Museu Nacional de Ciências, explicou à emissora NHK que a lula vista pelo casal deve ter por volta de um ou dois anos.
Segundo o especialista, uma lula fêmea gigante pode chegar até 12 m de comprimento. Por ser tratar de um animal bastante evasivo, poucas vezes é encontrado vivo, então o pouco que se sabe sobre essa espécie vem de cadáveres encontrados.
*R7